Seminários

CURSO/WORKSHOP PARA A AMÉRICA LATINA SOBRE O ACORDO SOBRE FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS – 28-31 MAIO 2018

Foi realizado na sede da ALADI, e com o apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o “Curso/Workshop para a América Latina sobre o Acordo sobre Facilitação do Comércio – Intercâmbio de Experiências”.

O objetivo do workshop foi fornecer informação aos países participantes sobre vários aspectos da implementação dos compromissos derivados deste Acordo, em particular aqueles nos quais se faz necessário certo grau de cooperação por parte de outros países membros ou de organizações internacionais.

No âmbito das atividades desenvolvidas, os participantes realizaram uma visita ao Centro de Monitoramento – Precinto Eletrônico, promovida pela Direção Nacional de Aduanas do Uruguai, e tiveram a oportunidade de conhecer o procedimento de Gestão de Risco, adotado pela aduana deste país, e o Sistema Lucia – Sistema Informático para controle de operações aduaneiras de importação, exportação e trânsito de mercadorias em território uruguaio.

Informação sobre o Workshop (em espanhol):

Curso/Workshop para a América Latina sobre o Acordo sobre Facilitação do Comércio: Intercâmbio de Experiências

SEMINARIO “A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO ADUANEIRA PARA A FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO” – 16 de julho de 2014

Em conjunto com o Ministério da Economia e Finanças do Uruguai (MEF), a Organização Mundial das Alfândegas (OMA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ALADI organizou em sua sede, em Montevidéu, o Seminário “A Modernização da Gestão Aduaneira para a Facilitação do Comércio”.

O objetivo do Seminário foi apresentar e analisar as principais experiências que, surgidas de um contexto global, têm sido aplicadas nos níveis regional e sub-regional, especialmente no que se refere aos temas contemplados no Acordo de Bali da Organização Mundial do Comércio (OMC), que, por sua vez, foram objeto de uma declaração de interesse por parte da OMA, através da Resolução de Dublin de 2013.

O evento quis destacar os diversos programas existentes na região que buscam a facilitação do comércio, incluindo aqueles que pressupõem uma melhoria na eficiência das Aduanas. Neste contexto, o Seminário teve a participação de representantes das mais distintas experiências multilaterais, regionais e sub-regionais, que apresentaram a situação atual dos programas e as ferramentas existentes na área da facilitação do comércio e de melhoria da gestão aduaneira.

Programa(em espanhol) :

Abertura do evento, a cargo do Secretário Geral da ALADI, Carlos Alvarez (em espanhol):

Memórias do Seminário “A Modernização da Gestão Aduaneira para a Facilitação do Comércio” (em espanhol):