
Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços
Os países compilam estatísticas do comércio internacional de serviços com base nas recomendações contidas no Manual de Balança de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional (MBP), que contém recomendações para a definição, valoração, classificação e registro do comércio de serviços entre residentes e não residentes.
Atualmente, a maioria dos países utiliza a 6° versão desse Manual (MBP6). No entanto, a base de dados da ALADI conta ainda com estatísticas na 5° versão (MBP5):
MBP5 – Desde 1995 a 2006
MBP6 – Desde 2007 até a atualidade.
O MBP6 está estruturado em 12 principais serviços, denominados “componentes normalizados”, que posteriormente são desagregados na Classificação Ampliada da Balança de Pagamentos (CABPS). Na base de dados da ALADI a informação poder ser verificada por principais serviços ou mais desagregada em função do que cada país informa.
Os dados incluídos são de caráter oficial e remetidos diretamente pelos países-membros da Associação à Secretaria-Geral.
* Versão em MBP6 e MBP5
Por sua vez, a referida base contém um módulo com estatísticas por modo de prestação.
* Modo de Prestação
O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços da OMC (AGCS), que entrou em vigor em 1995, distingue quatro formas ou «modos» de prestação dos serviços:
Modo 1 – Comércio Transfronteiriço
Modo 2 – Consumo no Exterior
Modo 3 – Presença Comercial
Modo 4 – Movimento temporário de pessoas físicas
A base contém estatísticas por modo de prestação, o qual é um trabalho de designação realizado pela Secretaria-Geral da ALADI, baseado nas recomendações do Manual de Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços (MECIS) de 2010. A metodologia utilizada é detalhada no seguinte documento: Metodologia de distribuição por Modo de Prestação