ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración

ALADI



Início -> Imprensa -> Comunicados de Imprensa
Peru libera Nicarágua de tarifas no âmbito da ALADI

02/11/2014

Em 10 de fevereiro de 2014, na sede da ALADI, em Montevidéu, Uruguai, foi celebrada a cerimônia de Encerramento das Negociações entre o Peru e a Nicarágua para conformar a lista de produtos originários deste país centro-americano que entrarão ao mercado peruano livre do pagamento de tarifas à importação, no âmbito da adesão da Nicarágua ao Tratado de Montevidéu 1980 (TM80).

A esse respeito, uma das condições estabelecidas para a incorporação da Nicarágua à ALADI -país considerado por suas características sócio-econômicas como de menor desenvolvimento econômico relativo - foi a assinatura de um Acordo Regional de Abertura de Mercados em seu favor. Este Acordo faz referência às listas de produtos originários da Nicarágua para os quais os restantes países-membros da ALADI eliminam suas tarifas de importação de forma imediata.

Uma vez que todos os países-membros da ALADI encerrem a conformação das referidas listas terá lugar a última etapa do processo de Adesão: a assinatura dos Protocolos de Adesão da Nicarágua aos Acordos Regionais da ALADI e o depósito do Instrumento de Adesão da Nicarágua ao TM80.

Na cerimônia, a Embaixadora e Representante Permanente do Peru junto à ALADI, Aída García Naranjo, manifestou sua satisfação pelo encerramento da negociação, que significa um passo mais na consecução do objetivo final de assinar o Acordo Regional e de encerrar o processo de adesão da Nicarágua. Também, assinalou a importância de que a adesão de países centro-americanos ao TM80 seja concretizada na ALADI, “casa-matriz” da integração econômico-comercial latino-americana e “casa coluna” de uma integração que visa ir além dos mercados.

Por sua vez, o Embaixador da República da Nicarágua no Uruguai, Maurizio Gelli, agradeceu ao Peru pelas concessões outorgadas e à Secretaria-Geral por seu apoio constante ao longo de todo o processo de adesão de seu país ao TM80.

Por último, o Secretário-Geral da ALADI, Carlos “Chacho” Alvarez, salientou a importância de encerrar quanto antes este processo, já que tal adesão permitiria que outros países, tanto da América Central quanto do Caribe, sejam incorporados à Associação, transformando-a em um foro ampliado de integração latino-americana e caribenha.

</div>
ALADI - Asociación Latinoamericana de Integración




Cebollatí 1461 CP 11200. Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org       ¿Cómo llegar?
© Copyright 2015