Menu
Menu












Início -> Imprensa -> Comunicados de Imprensa
Começa oficialmente a EXPO ALADI - Bolívia 2017, com a participação dos países da região

10/18/2017

Com a presença do Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales Ayma; o Chanceler da Bolívia, Fernando Huanacuni Mamani; o Alcalde da cidade de Santa Cruz, Percy Fernández Añez; a Presidenta do Concelho Municipal, Angélica Sosa de Perovic; o Presidente da Confederação de Empresários Privados da Bolívia, Ronald Nostas; o Representante da Federação de Empresários Privados de Santa Cruz, Gabriel Dabdub, e o Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Alejandro de la Peña Navarrete, no Pabellón Internacional – FEXPOCRUZ, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, foi aberta, em 18 de outubro, a "EXPO ALADI – Bolívia 2017 – Macro-rodada de Negócios Multisetorial".

Ao dar as palavras de boas-vindas, o Chanceler Fernando Huanacuni Mamani manifestou que a EXPO ALADI é uma instância para criar oportunidades de complementação e geração de emprego. Também indicou que a Bolívia prioriza a complementaridade em lugar de concorrência e privilegia a integração dos povos da América, mostrando que o comércio pode ser uma ferramenta para a diplomacia.

Por sua vez, o Presidente da Confederação de Empresários Privados da Bolívia manifestou que a EXPOALADI é o cimento da integração efetiva de povos que têm os mesmos desafios em prol de que esta nação de nações, que é a América Latina, possa se projetar ao mundo como um bloco forte e competitivo.

O Presidente Morales destacou que a forma de combater a pobreza é fortalecendo a economia diante de um contexto internacional que se apresentou nos últimos tempos adversos para países que, como a Bolívia, são exportadores de produtos energéticos. Manifestou que a forma de enfrentar as crises é com mais integração, unidos respeitando nossas diferenças. Cada país tem sua própria forma de resolver suas demandas, mas a fortaleza está na união na diversidade e a combinação de investimento de empresários privados e setor público como a chave para consolidar o crescimento da América Latina.

Outrossim, o Secretário-Geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, ao fazer uso da palavra destacou que, embora entre os obejtivos da Associação estejam a regulamentação e a promoção do comércio regional, não se trata de gerar comércio pelo comércio em si, mas que o comércio seja um instrumento para melhorar o nível de vida dos nossos povos.

Em um contexto no qual surgiram tendências neo-protecionistas nos principais mercados do mundo, a integração regional que procure a convergência na diversidade é uma ferramenta útil para impulsionar o desenvolvimento econômico, harmônico e equilibrado da região.

Por outro lado, assinalou que o esforço realizado pelos governos, materializado nos 49 acordos comerciais vigentes que atualmente outorgam acesso livre do pagamento de tarifas a 82% dos produtos, não é suficiente se os empresários não conseguem aproveitar estes benefícios.

Finalmente, o Secretário-Geral manifestou que a EXPO ALADI demonstrou ser uma oportunidade propícia para realizar contatos e negócios e desejou a todos os empresários êxitos nestas intensas e produtivas jornadas.


ALADI
Cebollatí 1461 Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org