Menu
Menu









Início -> Imprensa -> Comunicados de Imprensa
O mexicano Alejandro de la Peña Navarrete assume a Secretaria-Geral da ALADI

09/06/2017

Em uma sessão extraordinária, o Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração deu as boas-vindas ao Embaixador Alejandro de la Peña Navarrete como novo Secretário-Geral do organismo pelo período 2017- 2020.

O Secretário-Geral sucede, desde 1 de setembro, em suas funções, a Carlos Chacho Alvarez, que exerceu a titularidade do órgão técnico pelo período 2011-2017.

Durante sua exposição, o Embaixador de la Peña Navarrete agradeceu aos países-membros sua designação no cargo durante a reunião do Conselho de Ministros de 3 de agosto passado e destacou que no desempenho de suas funções procurará dar um impulso particular à convergência, à flexibilidade e à multiplicidade, no âmbito da pluralidade que caracteriza a Associação, levando em conta, de maneira especial, os tratamentos diferenciais contemplados no tratado fundacional da ALADI.

Acrescentou, ainda, que buscará novas formas de interação com os setores produtivos para levantar suas propostas em favor da integração.

Ao término de seu discurso, o Secretário-Geral agradeceu o apoio dos países-membros e em particular do sainte Secretário-Geral Carlos Chacho Alvarez pelas conquistas alcançadas durante sua gestão à frente da Secretaria, e pelos conselhos ministrados para este novo período.

O Embaixador Alejandro de la Peña Navarrete conta com uma ampla e destacada trajetória e experiência em negociações comerciais internacionais, multilaterais, regionais e bilaterais na Organização Mundial do Comércio (OMC), o Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC) e na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), entre outros.


ALADI
Cebollatí 1461 Tel: + 598 24101121 Fax: + 598 24190649
Montevideo - URUGUAY
Email: sgaladi@aladi.org